segunda-feira, 19 de abril de 2010



Aquilo que nos atravessa
Exposição Coletiva resultante das ações produzidas no 2º workshop de Artes Visuais

De 22 a 30.04. 2010




Pensar e praticar experiências que fomentem inovações no ensino superior tem sido uma contante necessidade, numa tentativa de descarnar a prática de ensino pautada só no discurso do professor e ou em práticas isoladas entre quatro paredes. acredito que o desafio fica mais contundente quando se visa experiências compartilhadas, interdisciplinares, em que se instalam alguns complicadores, como: a falta de vontade de agir em parcerias para as quais é preciso aprender a ceder, ouvir e planejar em conjunto; se permitir a estar em outros momentos, além daqueles definidos pelas horas/aulas remuneradas (o que não é muito fácil, considerando outros compromissos).


O curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da Escola Superior Madre Celeste tem realizado experiências interdisciplinares desde 2004, buscando alternativas de ensino-aprendizagem que contemplem essa postura, operacionalizando, segundo a concepção de Ivani Fazenda e Hilton Japiassu, o planejamento, execução e avaliação envolvendo os seus professores e disciplinas, rompendo com as fronteiras isoladas provocadas pelo sistema disciplinar em prol de experiências que convergem para trocas entre os alunos e entre professores e alunos, tendo como enfoque a educação artística/estética.


No primeiro Workshop, realizado na primeira semana do mês de fevereiro professores e alunos desenvolveram práticas tendo como temas: Arte, Educação e cultura; e Arte e Tecnologia (Ciência). O 2º Workshop aconteceu no dia 17.04.2010. Desse encontro resultou a exposição "Aquilo que nos atravessa" apresentando produções das oficinas de Ready-Made; Pintura-Graffiti; e Colagem-fotomontagem-objeto. Professores ministrantes: Bárbara Freire, Edson paixão, Meire Torres, Saint'Clair Gonçalves, José Tadeu Nunes, Sanchris Santos e produção da Mídia Educativa do evento produzida pelo professor Josmar Braga.


Ciente das dificuldades, os professores e alunos do curso de Artes Visuais se permitiram banhar nesse rio, que é o o saber em Artes, fluir, filtrar, rever suas dificuldades e apostar nas suas pontencialidades. Esta exposição "Aquilo que nos atravessa" resulta desse desafio. Essa prática renovada possibilitou: repensar a convencionalidade do ensino-aprendizagem; desautomatizar práticas engessadas ao longo da formação do professor e dos alunos; ampliar as possibilidades reflexivas sobre o saber extra-sala de aula, compreendendo que o saber é movel e se transforma a cada novo encontro.





Sanchris Santos

Coordenação do Curso de Artes Visual
Curadoria da Exposição





Professores e alunos

Montagem

Seguidores