domingo, 31 de janeiro de 2010
MISSÃO
13:00 |
Postado por
Josmar Braga |
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Preparar o profissional de Artes Visuais para o mundo do trabalho, numa perspectiva interdisciplinar, para que seja capaz de articular os conhecimentos apreendidos durante a sua formação às necessidades da sociedade, utilizando com autonomia as linguagens artístico-estéticas em atividades de ensino e pesquisa numa perspectiva científica, humanista, cultural, ética, crítica e reflexiva
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ARTES VISUAIS
Compreendendo o entrelaçamento de saberes a Esmac oferece o curso de Artes Visuais com a formação para o Bacharel e Licenciado. O profissional formado pelo curso poderá atuar como Bacharel, na função de artista/produtor/pesquisador nos campos de programação visual; com a cultura visual por meio da fotografia, cinema/vídeo e mídias digitais, além das expressões com o desenho, pintura, escultura, modelagem e gravura. O seu exercício profissional pode ser como autônomo ou vinculado a instituições estatais, federais e ou privadas. O Licenciado pode atuar como educador/professor desenvolvendo práticas artístico-pedagógicas de maneira sensível e critica integrando Arte e Educação ao contexto sócio-cultural-econômico-político.
O objetivo principal do curso é a formação de profissionais com qualificação em Artes Visuais para o exercício das competências e habilidades que tanto o Bacharel como o Licenciado precisam adquirir segundo as Diretrizes definidas pelo MEC.
Diante da dinâmica do mercado de trabalho, do movimento das informações e do conhecimento em nossa sociedade, o curso passou por reestruturações conforme diagnose realizada com as suas turmas de 2007 e 2008 em que foi unânime a integralização de alguns conteúdos e otimização de algumas disciplinas. Essa mudança teve seu inicio no primeiro semestre de 2009, com o curso passando de 4 anos para 3 anos e meio, com a Matriz Curricular apresentando alguns diferenciais,
1º DIFERENCIAL - A inclusão de módulos de Formas de Expressão Artística – FEA com a finalidade de irradiar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas convergindo para práticas interdisciplinares para que os professores juntamente com os alunos possam desenvolver práticas integradas por meio de pesquisas que fundamentem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos núcleos comum, básico e de desenvolvimento ocorrendo desde o 1º ao 4º semestre do curso.
2º DIFERENCIAL - Nessa formatação de 3 anos e meio, portanto de 7º semestres, o 8º semestre, se apresenta como desdobramento da graduação para a pós-graduação Latu Sensu, com a Especialização em Cultura Visual e Tecnologia, para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos em Bacharelado e, Arte na Educação ou Visualidade e Informática na Educação com fins para a Licenciatura.
MATRIZ CURRICULAR
A organização da matriz curricular do curso de graduação de Artes Visuais, da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, norteia a prática com reflexão sobre a visualidade, com contextualização dos saberes, abrindo espaço para o diálogo com as outras modalidades artísticas., acreditando numa proposta transdisciplinar, pensamos na construção de um profissional formado pelo curso de Artes Visuais em que a composição curricular enfatiza as questões entre e através das disciplinas, tendo também os campos de estágios sob uma perspectiva processual, com a valorização do patrimônio cultural local, articulado com a cultura nacional e universal, sustentada por três eixos de disciplinas organizadas pelos níveis, básico, de desenvolvimento e, aprofundamento, que interagem entre si.
A organização da Matriz Curricular foi realizada segundo esses três níveis conforme quadro abaixo. Tais especificações foram sistematizadas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais da SESu/MEC, para as Diretrizes de Arte, em 1998/2001. No Projeto Pedagógico esses níveis são definidos segundo a finalidade do Curso para com a formação dos alunos. As disciplinas são organizadas, direcionando, assim, a relevância e a interação, com ênfase no Bacharelado e na Licenciatura.
NÍVEIS DE CONHECIMETO/DISCIPLINAS
PARA O BACHARELADO NÍVEIS DE CONHECIMETO/DISCIPLINAS
PARA O LICENCIATURA
1 Nível Comum: abrange disciplinas integralizadoras do Instituto Superior de Educação.
2 Nível Básico: compreende as disciplinas de fundamentação teórico-práticas, de cunho obrigatório.
Nível Básico: compreende as disciplinas de fundamentação teórico-práticas, de cunho obrigatório.
3 Nível de Desenvolvimento: abrange os conhecimentos adquiridos no nível anterior, tendo como foco a ampliação da criticidade necessária ao desenvolvimento do pensamento e atitude científicos para a compreensão da produção artístico-estética como fenômeno histórico/cultural. Nível de Desenvolvimento: abrange os conhecimentos adquiridos no nível anterior, tendo como finalidade a ampliação da reflexão teórico-prática na relação do saber Arte enquanto produção, fruição e expressão/comunicação com o saber Arte/Ensino/Educação.
4 Nível de Aprofundamento: proporciona o desenvolvimento de ações que serão construídas por meio de experiências adquiridas nos níveis anteriores, objetivando a qualificação teórico-prática, sistematizada por meio de investigação/pesquisa, com enfoque para o Bacharelado.
Nível de Aprofundamento: proporciona o desenvolvimento de ações que serão construídas por meio de experiências adquiridas nos níveis anteriores, objetivando a qualificação teórico-prática, sistematizada por meio de investigação/pesquisa, com enfoque para a Licenciatura.
Considerando esses quatro núcleos, a Matriz Curricular do Curso vigente apresenta as suas disciplinas do nível comum organizadas, conforme quadro a seguir:
QUADRO DE DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM HORAS
Metodologia da Produção Científica
80 h
Leitura e Produção Textual
80 h
Tecnologia, Intermídia e Educação
80 h
Psicologia da Educação
80 h
Sociologia da Educação
80 h
Filosofia da Educação 80 h
Libras
80 h
Políticas Educacionais
80 h
Didática
80 h
Etnicidade e Multiculturalismo
40 h
Multimídia/Intermídia
80 h
TOTAL
840 h
CAMPOS DE ESTÁGIOS: - Bacharelado
- Galerias: De La Rocque Soares, (da ESMAC); 237 com ações em montagem/desmontagem, na montagem/desmontagem; Projeto de Extensão Memória Viva (criação de vídeo educativo e documentário) e Projeto de Extensão Atelier Aberto;
CAMPOS DE ESTÁGIOS: - Licenciatura
- Galerias: De La Rocque Soares, na monitoria (da ESMAC) e 237.
Museus e outras instituições externas; Projeto de Extensão Arte na Comunidade; Projeto de Extensão Cinesmac.
- Escolas: públicas e particulares.
CORPO DOCENTE:
Bárbara Freire – Edson Paixão – José Tadeu Nunes – Jaime Barradas – Josmar Braga - Maria Roseli Sousa – Meire Torres – Saint-Clair Gonçalves – Sandra Christina Santos – Lindalva Lopes – Claudia Colino – Sonia Garcia
Espaço Físico: salas; laboratório de Tecnologia/Criação Digital; Laboratório de Edição de Imagem e Som; Estúdio Fotográfico; Laboratório Fotográfico; Atelier de Cerâmica/Escultura; Atelier de Técnicas de Reprodução Visual; Atelier de Pintura e Desenho.
MATRIZ CURRICULAR DE ARTES VISUAIS/2009
(BACHARELADO E LICENCIATURA)
SEMESTRES/DISCIPINAS
Núcleo
CARG.HORÁRIA
1º Semanal Total
Metodologia da Produção CientÍfica Comum 4h 80h
(20h AD)
Leitura e Produção Textual
Comum 4h 80h
(20h AD)
Tecnologia, intermídia e Educação
Comum
4h
80h
(20h AD)
Fundamentos da Linguagem Visual AV Básico 4h
80h
Metodologia Visual: Desenho AV Básico 2h
40h
Fotografia Analógica AV Básico 2h 40h
FEA – Representação da Figura Humana
AV Básico 4h 80h
Sub-Total
24h
400h
2º
Psicologia da Educação
Comum 4h 80h
(20h AD)
Filosofia da Educação
Comum 4h 80h
(20 AD)
Libras
Comum 4h 80h
(20h AD)
História das Artes Visuais
(Pré-hist. /Id. Média)
AV Básico 2h 40h
Metodologia Visual: Pintura
AV Básico 2h 40h
Fotografia Digital AV Básico 2h 40h
Arte Digital (Desenho e Pintura) AV Básico 2h 40h
FEA - Arte, Expressão e Comunicação
AV Desenvolvimento 4h
80h
(20h AD)
Sub-Total
24h
480h
3º
Sociologia da Educação
Comum 4h 80h
(20 AD)
Didática
Comum 4h 80h
(20 AD)
Etnicidade e Multiculturalismo
Comum 2h 40h
História das Artes Visuais (Modern/Pós Modernidade) AV Básico 2h
40h
Metodologia Visual: Desenho-Pintura Contemporâneo AV Desenvolvimento 2h 40h
Teorias e Metodologias do Ensino de Artes Visuais AV Desenvolvimento 2h
40h
Animação Gráfico-Digital AV Desenvolvimento
4h
80h
FEA: Arte e Tecnologia AV Desenvolvimento 4h 80h
(20h AD)
Sub-Total
24h
480h
4º
Políticas Educacionais Comum
4h 80h
Multimídia/Intermídia Comum
4h 80h
Percepção, Semiose e Criação Visual AV Desenvolvimento
4h 80h
Metodologia Visual Plano-Espaço-Volume AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte e Ciência: teorias e metodologias AV Desenvolvimento
4h
80h
FEA: Arte e Interdisciplinaridade AV Desenvolvimento
4h 80h
(20h AD)
Sub-Total 24h 480
5º
Metodologia Visual: corpo, expressão e comunicação AV Desenvolvimento
4h
80h
Metodologia Visual: Modelagem e escultura AV Desenvolvimento
4h
80h
Metodologia Visual: Gravura AV Desenvolvimento
4h 80h
Audiovisual AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte, Cultura e Sociedade AV
Desenvolvimento 4h 80h
Estágio Supervisionado: Bacharelado
AV
Desenvolvimento 6h 120h
(80h AD)
Sub-Total 26h 520h
6º
Imagem: palavra-texto-visualidade AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte e Design: projetos e produtos AV Desenvolvimento
4h
80h
Estágio Supervisionado: Prática de Ensino em Artes Visuais (Educação Básica)
AV Desenvolvimento
8h
160h
(120 AD)
Arte e Diversidade AV Desenvolvimento
3h 60h
Pesquisa em Poéticas Visuais AV Aprofundamento
4h 80h
Pesquisa em Ensino de Artes Visuais AV Aprofundamento
4h
80h
(20h AD)
Sub-Total 27h 540h
7º
Estágio Supervisionado: Prática de Ensino em Artes Visuais (Ensino Médio) AV Desenvolvimento
8h
160h
(120 AD)
Seminário: Arte, Ensino e Aprendizagem; e Criação e Tecnologias AV
Desenvolvimento 3h
60h
Trabalho de Graduação de Bacharelado
(Poéticas Visuais e Tecnologia) AV
Desenvolvimento 4h
80h
Trabalho de Graduação de Licenciatura
(Tecnologia, Metodologia e Ensino-Aprendizagem) AV Aprofundamento
4h 80h
Sub-Total 19h 380h
Total 164h 3.280h
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ARTES VISUAIS
Compreendendo o entrelaçamento de saberes a Esmac oferece o curso de Artes Visuais com a formação para o Bacharel e Licenciado. O profissional formado pelo curso poderá atuar como Bacharel, na função de artista/produtor/pesquisador nos campos de programação visual; com a cultura visual por meio da fotografia, cinema/vídeo e mídias digitais, além das expressões com o desenho, pintura, escultura, modelagem e gravura. O seu exercício profissional pode ser como autônomo ou vinculado a instituições estatais, federais e ou privadas. O Licenciado pode atuar como educador/professor desenvolvendo práticas artístico-pedagógicas de maneira sensível e critica integrando Arte e Educação ao contexto sócio-cultural-econômico-político.
O objetivo principal do curso é a formação de profissionais com qualificação em Artes Visuais para o exercício das competências e habilidades que tanto o Bacharel como o Licenciado precisam adquirir segundo as Diretrizes definidas pelo MEC.
Diante da dinâmica do mercado de trabalho, do movimento das informações e do conhecimento em nossa sociedade, o curso passou por reestruturações conforme diagnose realizada com as suas turmas de 2007 e 2008 em que foi unânime a integralização de alguns conteúdos e otimização de algumas disciplinas. Essa mudança teve seu inicio no primeiro semestre de 2009, com o curso passando de 4 anos para 3 anos e meio, com a Matriz Curricular apresentando alguns diferenciais,
1º DIFERENCIAL - A inclusão de módulos de Formas de Expressão Artística – FEA com a finalidade de irradiar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas convergindo para práticas interdisciplinares para que os professores juntamente com os alunos possam desenvolver práticas integradas por meio de pesquisas que fundamentem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos núcleos comum, básico e de desenvolvimento ocorrendo desde o 1º ao 4º semestre do curso.
2º DIFERENCIAL - Nessa formatação de 3 anos e meio, portanto de 7º semestres, o 8º semestre, se apresenta como desdobramento da graduação para a pós-graduação Latu Sensu, com a Especialização em Cultura Visual e Tecnologia, para aqueles que pretendem ampliar seus conhecimentos em Bacharelado e, Arte na Educação ou Visualidade e Informática na Educação com fins para a Licenciatura.
MATRIZ CURRICULAR
A organização da matriz curricular do curso de graduação de Artes Visuais, da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, norteia a prática com reflexão sobre a visualidade, com contextualização dos saberes, abrindo espaço para o diálogo com as outras modalidades artísticas., acreditando numa proposta transdisciplinar, pensamos na construção de um profissional formado pelo curso de Artes Visuais em que a composição curricular enfatiza as questões entre e através das disciplinas, tendo também os campos de estágios sob uma perspectiva processual, com a valorização do patrimônio cultural local, articulado com a cultura nacional e universal, sustentada por três eixos de disciplinas organizadas pelos níveis, básico, de desenvolvimento e, aprofundamento, que interagem entre si.
A organização da Matriz Curricular foi realizada segundo esses três níveis conforme quadro abaixo. Tais especificações foram sistematizadas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais da SESu/MEC, para as Diretrizes de Arte, em 1998/2001. No Projeto Pedagógico esses níveis são definidos segundo a finalidade do Curso para com a formação dos alunos. As disciplinas são organizadas, direcionando, assim, a relevância e a interação, com ênfase no Bacharelado e na Licenciatura.
NÍVEIS DE CONHECIMETO/DISCIPLINAS
PARA O BACHARELADO NÍVEIS DE CONHECIMETO/DISCIPLINAS
PARA O LICENCIATURA
1 Nível Comum: abrange disciplinas integralizadoras do Instituto Superior de Educação.
2 Nível Básico: compreende as disciplinas de fundamentação teórico-práticas, de cunho obrigatório.
Nível Básico: compreende as disciplinas de fundamentação teórico-práticas, de cunho obrigatório.
3 Nível de Desenvolvimento: abrange os conhecimentos adquiridos no nível anterior, tendo como foco a ampliação da criticidade necessária ao desenvolvimento do pensamento e atitude científicos para a compreensão da produção artístico-estética como fenômeno histórico/cultural. Nível de Desenvolvimento: abrange os conhecimentos adquiridos no nível anterior, tendo como finalidade a ampliação da reflexão teórico-prática na relação do saber Arte enquanto produção, fruição e expressão/comunicação com o saber Arte/Ensino/Educação.
4 Nível de Aprofundamento: proporciona o desenvolvimento de ações que serão construídas por meio de experiências adquiridas nos níveis anteriores, objetivando a qualificação teórico-prática, sistematizada por meio de investigação/pesquisa, com enfoque para o Bacharelado.
Nível de Aprofundamento: proporciona o desenvolvimento de ações que serão construídas por meio de experiências adquiridas nos níveis anteriores, objetivando a qualificação teórico-prática, sistematizada por meio de investigação/pesquisa, com enfoque para a Licenciatura.
Considerando esses quatro núcleos, a Matriz Curricular do Curso vigente apresenta as suas disciplinas do nível comum organizadas, conforme quadro a seguir:
QUADRO DE DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM HORAS
Metodologia da Produção Científica
80 h
Leitura e Produção Textual
80 h
Tecnologia, Intermídia e Educação
80 h
Psicologia da Educação
80 h
Sociologia da Educação
80 h
Filosofia da Educação 80 h
Libras
80 h
Políticas Educacionais
80 h
Didática
80 h
Etnicidade e Multiculturalismo
40 h
Multimídia/Intermídia
80 h
TOTAL
840 h
CAMPOS DE ESTÁGIOS: - Bacharelado
- Galerias: De La Rocque Soares, (da ESMAC); 237 com ações em montagem/desmontagem, na montagem/desmontagem; Projeto de Extensão Memória Viva (criação de vídeo educativo e documentário) e Projeto de Extensão Atelier Aberto;
CAMPOS DE ESTÁGIOS: - Licenciatura
- Galerias: De La Rocque Soares, na monitoria (da ESMAC) e 237.
Museus e outras instituições externas; Projeto de Extensão Arte na Comunidade; Projeto de Extensão Cinesmac.
- Escolas: públicas e particulares.
CORPO DOCENTE:
Bárbara Freire – Edson Paixão – José Tadeu Nunes – Jaime Barradas – Josmar Braga - Maria Roseli Sousa – Meire Torres – Saint-Clair Gonçalves – Sandra Christina Santos – Lindalva Lopes – Claudia Colino – Sonia Garcia
Espaço Físico: salas; laboratório de Tecnologia/Criação Digital; Laboratório de Edição de Imagem e Som; Estúdio Fotográfico; Laboratório Fotográfico; Atelier de Cerâmica/Escultura; Atelier de Técnicas de Reprodução Visual; Atelier de Pintura e Desenho.
MATRIZ CURRICULAR DE ARTES VISUAIS/2009
(BACHARELADO E LICENCIATURA)
SEMESTRES/DISCIPINAS
Núcleo
CARG.HORÁRIA
1º Semanal Total
Metodologia da Produção CientÍfica Comum 4h 80h
(20h AD)
Leitura e Produção Textual
Comum 4h 80h
(20h AD)
Tecnologia, intermídia e Educação
Comum
4h
80h
(20h AD)
Fundamentos da Linguagem Visual AV Básico 4h
80h
Metodologia Visual: Desenho AV Básico 2h
40h
Fotografia Analógica AV Básico 2h 40h
FEA – Representação da Figura Humana
AV Básico 4h 80h
Sub-Total
24h
400h
2º
Psicologia da Educação
Comum 4h 80h
(20h AD)
Filosofia da Educação
Comum 4h 80h
(20 AD)
Libras
Comum 4h 80h
(20h AD)
História das Artes Visuais
(Pré-hist. /Id. Média)
AV Básico 2h 40h
Metodologia Visual: Pintura
AV Básico 2h 40h
Fotografia Digital AV Básico 2h 40h
Arte Digital (Desenho e Pintura) AV Básico 2h 40h
FEA - Arte, Expressão e Comunicação
AV Desenvolvimento 4h
80h
(20h AD)
Sub-Total
24h
480h
3º
Sociologia da Educação
Comum 4h 80h
(20 AD)
Didática
Comum 4h 80h
(20 AD)
Etnicidade e Multiculturalismo
Comum 2h 40h
História das Artes Visuais (Modern/Pós Modernidade) AV Básico 2h
40h
Metodologia Visual: Desenho-Pintura Contemporâneo AV Desenvolvimento 2h 40h
Teorias e Metodologias do Ensino de Artes Visuais AV Desenvolvimento 2h
40h
Animação Gráfico-Digital AV Desenvolvimento
4h
80h
FEA: Arte e Tecnologia AV Desenvolvimento 4h 80h
(20h AD)
Sub-Total
24h
480h
4º
Políticas Educacionais Comum
4h 80h
Multimídia/Intermídia Comum
4h 80h
Percepção, Semiose e Criação Visual AV Desenvolvimento
4h 80h
Metodologia Visual Plano-Espaço-Volume AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte e Ciência: teorias e metodologias AV Desenvolvimento
4h
80h
FEA: Arte e Interdisciplinaridade AV Desenvolvimento
4h 80h
(20h AD)
Sub-Total 24h 480
5º
Metodologia Visual: corpo, expressão e comunicação AV Desenvolvimento
4h
80h
Metodologia Visual: Modelagem e escultura AV Desenvolvimento
4h
80h
Metodologia Visual: Gravura AV Desenvolvimento
4h 80h
Audiovisual AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte, Cultura e Sociedade AV
Desenvolvimento 4h 80h
Estágio Supervisionado: Bacharelado
AV
Desenvolvimento 6h 120h
(80h AD)
Sub-Total 26h 520h
6º
Imagem: palavra-texto-visualidade AV Desenvolvimento
4h
80h
Arte e Design: projetos e produtos AV Desenvolvimento
4h
80h
Estágio Supervisionado: Prática de Ensino em Artes Visuais (Educação Básica)
AV Desenvolvimento
8h
160h
(120 AD)
Arte e Diversidade AV Desenvolvimento
3h 60h
Pesquisa em Poéticas Visuais AV Aprofundamento
4h 80h
Pesquisa em Ensino de Artes Visuais AV Aprofundamento
4h
80h
(20h AD)
Sub-Total 27h 540h
7º
Estágio Supervisionado: Prática de Ensino em Artes Visuais (Ensino Médio) AV Desenvolvimento
8h
160h
(120 AD)
Seminário: Arte, Ensino e Aprendizagem; e Criação e Tecnologias AV
Desenvolvimento 3h
60h
Trabalho de Graduação de Bacharelado
(Poéticas Visuais e Tecnologia) AV
Desenvolvimento 4h
80h
Trabalho de Graduação de Licenciatura
(Tecnologia, Metodologia e Ensino-Aprendizagem) AV Aprofundamento
4h 80h
Sub-Total 19h 380h
Total 164h 3.280h